domingo, outubro 01, 2006

Para combater a inércia…um GANDA* post

Enquanto não me apetecia escrever a minha vida continuou. Nada de muito excitante, mas lá vai indo com o do costume: música, livros, atenção às artes, Benfica, cinema…. Como costumo partilhar as minhas opiniões sobre esses assuntos resolvi (re)começar com a mesma coisa…para não sentirem a diferença, claro. Fá-lo-ei por pontos, é mais fácil e evita as passagens bonitas e, por vezes, metidas a martelo. Here we go….

1 – Apercebi-me que só tenho um livro do meu escritor preferido. Só tenho o Crime e Castigo, os outros (quase toda a obra) li emprestados. Tenho, rapidamente, que corrigir isto.

2 – A minha escolha musical actual está a mudar. Estava numa fase mais barulhenta e agora dei por mim a gostar dos “miados límpidos” de Jeff Bucley no albúm duplo, Sketches for my sweetheart the Drunk. Obviamente não parei de ouvir barulho e, dando uma de revivalista, toca a ouvir o Doolittle, dos Pixies. E é oficial, eles são bons (este teledisco é tão mau, tão mau...que até se torna giro).


Pixies, Doolittle, Here Comes Your Man


3 – Tenho estado a ver uma série nova. Invasão, no canal 1. Vi o primeiro episódio por descargo de consciência, do estilo…deixa-me cá ver se isto presta… e já percebi que vou ver a série toda.

4 – Achei absurdo a decisão da Deutsche Oper de cancelar uma ópera de Mozart por nela, a certa altura, aparecer a cabeça de Maomé decepada. Se tivermos em conta que ela aparece ao lado da cabeça de Jesus, Buda e Poseídon e que o motivo do cancelamento foi, apenas e só, a cabeça de Maomé digo: estou farto de ver o Ocidente de cócoras face ao Oriente. A censura preventiva é uma derrota e algo intolerável!!!!!!

5 – Luzboa : Da zona Vermelha acho que toda a zona que vai do Jardim S. Pedro de Alcântara até ao Príncipe Real está magnifica. A zona Verde é a piorzinha, sofre do efeito da luz das montras. Gostei de ver a rua de Santa Justa desde o Elevador. De cima esta engraçado, mas sofre com as outras luzes. Da zona Azul, a Rua da Saudade e o largo de Santo António estão muito, mas mesmo, muito bem. O largo então está espectacular.

6 – Fernando Santos diz que o ano passado o Benfica só tinha um ponto e que este ano já tem 4. Gosto TANTO de ver o meu Benfica ser nivelado por baixo.

7 – Li um livro espectacular. Mao II, de Don DeLillo. Ele escreve de forma crua, inteligente e sem concessões. É um livro de 1991 que nos remete para a individualidade Ocidental Vs. a multidão Oriental. Para o facto de o poder de influenciar opiniões estar a mudar. Dantes eram os escritores e os jornalistas a mudarem pensamentos, agora (atenção, que foi escrito em 1991) são os terroristas com as suas bombas. Só para vos lembrar, 13 anos mais tarde deste extraordinário livro, em Espanha, as eleicções para o governo espanhol mudaram por efeito de bombas e de terrorismo. É sublime. DeLillo é um mestre.




* de tamanho, claro!!!!