quinta-feira, outubro 26, 2006

Como se entrevista um Ogre?!?


Não me interpretem mal. Este senhor, para mim…e o blog é meu, é o melhor escritor português vivo. Não há dúvida. É o melhor escritor português depois de Eça e de Herculano. Mas como é que se entrevista António Lobo Antunes?!? A postura, as palavras e o pensamento são rudes. Há ali uma ligeira loucura e uma arrogância atroz que o tornam…um ogre. A fronteira entre a genialidade e a loucura é, realmente, muito ténue.



Da entrevista, alem do que já disse, ficaram as seguintes pérolas:


Fui para medicina, era o curso que me repugnava menos. O que eu queria era trabalhar numa livraria e ler os livros à borla.

Aquilo a que chamamos experiência, é a repetição do erro.

Todos os sentimentos trazem em si o seu contrário, veja a ambivalência dos filhos pelos pais.

Próprio do homem é viver livre numa prisão.

Mário Soares falou comigo para o apoiar, disse que sim por amor, nem o ouvia bem, não li o programa e não votei.

É muito raro aparecer um escritor com talento, mas de vez em quando Deus faz alguém à sua medida.

Ninguém ganha uma guerra, todos perdem. A perda de um miúdo de 20 anos é irreparável.

O meu avô deu-me calorias de afecto (lindo!!!!!): puxava-me os cobertores, dava-me beijos.