terça-feira, setembro 11, 2007

Peru - Lima

"Se uma pessoa vive em Lima tem que se habituar à miséria e à porcaria ou ficar louco ou suicidar-se" (Mário de Vargas Llosa)


É a mais pura das verdades. Há sempre uma névoa de poluição a pairar sobre a cidade (como se vê na primeira fotografia) e as ruas estão sujas. Contudo foi uma boa forma de começar a viagem, pois, além de permitir que os próximos dias fossem melhores que este em Lima, também há coisas boas, bonitas e diferentes na capital peruana. Há a Huaca Pucclana (penúltima foto), resquícios de uma civilização pré-Inca, e encontram-se palácios (foto 3) no meio de, quase, toda e qualquer rua. Se não fosse tão suja, tão tipicamente América do Sul...seria bem mais bonita, mas...não seria América do Sul e não seria Lima. É uma, enorme, metrópole sul-americana, sem nada de “tipicamente peruano”, onde mais que viver, tenta-se sobreviver. Foi uma experiência!! mas, parece-me, só mais tarde é que a entenderei totalmente.










(De cima para baixo - Cerro San Cristobal ; Iglesia y Convento de Santa Rosa ; Palácio Torre Tagle ; Autocarro na maior avenida, Av. Arequipa (15km's mais coisa menos coisa) ; Ossário no Monesterio San Francisco ; Huaca Pucclana ; Autocarro típico)