sábado, setembro 15, 2007

Ainda sobre Rugby

Logo são os lobos que vão estar do outro lado das danças guerreiras, Hakas, danças de guerra Maori, efectuadas antes dos jogos pela Nova Zelândia desde 1888. Há duas danças guerreiras diferentes: o Ka Mate Haka (o mais conhecido) e o Kapa O Pango, que só existe há ano e meio. Um dos dois vai ser feito à frente dos Lobos. O primeiro video é o Haka mais conhecido, história de perseguição e fuga e, principalmente, sobrevivência. O segundo é o Kapa O Pango, dança sobre os altos e baixos das batalhas e sobre o que nelas se faz para sobreviver (em nenhuma das letras cantadas nos jogos são evidentes estas histórias). Contudo o movimento final de “cortar cabeça” no Kapa O Pango é visto como muito agressivo e o Ka Mate Haka tende a ser a dança escolhida. Depois de cada vídeo está a letra e a tradução. E quão incrível era Tana Umaga a liderar a dança (especialmente a segunda)?!?!?



Ka Mate Haka

Ka Mate! Ka Mate! Ka ora! Ka ora!
Ka Mate! Ka Mate! Ka ora! Ka ora!
Tenei te tangata puhuru huru
Nana nei I tiki mai
Whakawhiti te ra
A upa … ne! ka upa …ne!
A upane kaupane whiti te ra!
Hi!

(Eu morro! Eu morro! Eu vivo! Eu vivo!
Eu morro! Eu morro! Eu vivo! Eu vivo!
Este é o homem peludo
Que restaurou o sol
E o colocou a brilhar outra vez
Um passo para cima! Outro passo para cima
Um passo para cima, outro….o sol brilha)



Kapa O Pango

Kapa O Pango kia whakawhenua au I ahau!
Hi aue ii!
Ko Aotearoa e ngunguru nei!
Au, au aue ha!
Ko Kapa O Pango e ngunguru nei!
Au, au, aue ha!
I ahaha!
Ka tu te ihiihi
Ka tu te wanawana
Ki runga ki te rangi e tu iho nei, tu iho nei ihi!
Ponga ra!
Kapa O Pango, aue hi!
Ponga ra!
Kapa O Pango, aue hi!

(All Blacks, deixa-me unir-me à terra
Esta é a nossa terra que ruge
É a minha hora! É o meu momento!
Que nos define como All Blacks
É a minha hora! É o meu momento!
O nosso dominio
A nossa supremacia irá triunfar
E vai ser adequadamente venerada, colocada nas alturas
Feto de Prata!
All Blacks!
Feto de Prata!
All Blacks!)