quarta-feira, janeiro 03, 2007

Imediatamente antes da viagem

exposições à farta...




Amadeo de Souza-Cardoso, Pintura, 1917


Na, longa, exposição colectiva que se organiza em torno de Amadeo de Souza-Cardoso que se encontra no piso 0 da Gulbenkian podemos encontrar, nas obras de Amadeo, curvas à Modigliani e cubismo, mais ou menos, perceptível. É uma longa exposição que permite, face à amplitude e abertura do espaço, uma visão proximal e distal (sim, eu sei que soa cagão, mas não há outra forma de dizer isto) das obras, permitindo, especialmente no período cubista, uma maior compreensão dos quadros. Para um não conhecedor de Amadeo, como era o meu caso, é uma exposição interessante que nos expõe a obra do pintor, permitindo-nos começar a gostar dela. Mais, o preço de entrada parece-me perfeitamente adequado.




Star Wars no Museu da Electricidade tem um preço de entrada perfeitamente absurdo, 10 euros é demasiado para o que se vai ver. Mas vá… Nesta exposição parti de um ponto de vista diferente da anterior: reconhecia o que estava a ver. O que mais fascina são as maquetas e os bonecos das personagens, os manequins com a roupa, numa escala de 1:1, são o menos interessante. Depois há o r2d2, o 3cpo, o Chewbacca, Darth Vader e o menos conseguido Yoda. É engraçada e tem uma loja no final bem catita…mas o preço de acesso é que trama a coisa.





Ainda na Gulbenkian vi Mundo de Sonhos uma colecção de estampas japonesas. É pequenina e vê-se em 15m, mas valeu bem a pena. É curiosa e tem uma explicação de estampagem, com número diferente de cores, em madeira muito interessante. Se tivesse sido agora, demorava lá mais tempo.