sábado, dezembro 02, 2006

Nimas

Sempre pensei, com os meus botões, que o que leva os cinemas pequenos à falência é a falta de coerência nas escolhas dos filmes.

Se o cinema se mantiver sempre com o mesmo estilo, quer seja cinema independente (King), de bons filmes (Londres) ou cinema comercial, ganha um público que se habitua a lá ir e tem sempre receitas garantidas. Isto é, acho eu…claro!!. O que estraga esses cinemas são as constantes flutuações de estilos cinematográficos. Aconteceu com o Mundial, com variações brutais, aconteceu ao São Jorge, depois da pequena “revolução” a que foi sujeito, e está a acontecer com o Nimas.

Sempre me lembro de ver o Nimas com filmes selectos e de qualidade e sempre meio vazio, pois perdia audiência para o King (apesar de ambos serem Medeia), e quando parecia terem encontrado um buraco na programação de cinema na capital: os filmes antigos…que lhes enchiam as salas e lhes conferiam uma programação única, voltaram a fazer asneira e voltaram a meter filmes recentes e, quem sabe, a ter menos audiência. Filmes antigos e Nimas…era uma combinação perfeita. Espero, sinceramente, um regresso a esta escolha pois faz falta um cinema com essa programação.