segunda-feira, dezembro 21, 2009

Resumo da Década (IV): Séries




Sete Palmos de Terra


É melhor série de sempre. Mais nenhuma me (nos?) deixa num estado de ansiedade-neura-ligeira depressão, mais nenhuma série nos deixa a pensar nela durante tanto tempo, mais nenhuma série tem aquele tipo de humor (“God have mercy”), mais nenhuma série tem aquelas personagens que podíamos ser nós, mais nenhuma série é tão ausente de coincidências mais próprias de novelas e, por fim, mais nenhuma série é tão próxima da realidade. A vida é isto. É incrível. A melhor de sempre.


24 e Dexter completam o pódio. 24 porque é viciante e mantém-nos sempre alerta. Desde o primeiro episódio, da primeira série, que não consigo parar de ver. Jack Bauer (“drop your weapon, NOW!!!”) rules!!! Dexter por ser diferente, por aquele monólogos interiores, pela forma pausada de revelar a historia. Lembro-me de ver o ultimo episódio da primeira série e pensar que não queria que aquilo acabasse. Muito bom.

Claro que o ER também devia estar no pódio. Mas a série não soube parar. Devia ter acabado com a saída do Dr. Carter….mas não foi assim e perdeu com isso. Contudo, Carter, Benton e Green fazem parte de um imaginário colectivo e são personagens inesquecíveis. Depois há que mencionar o Big Love, pelo retrato da sub-cultura mórmon e pela originalidade, os Anjos na América, por nos meter no meio do que parece ser uma, constante, trip de ácidos, Heroes, por ser excelente e viciante, House, pelo Dr. House, Damages, pela estrutura intricada da série que nos obriga a estar sempre muito atentos e sem saber o que pode acontecer, Supernatural, por ser cool, Nip Tuck, por…bem, por ser o Nip Tuck, os Homens do Presidente, por ter classe e por ser uma série de politica dura e crua sem se tornar aborrecida, a Anatomia de Grey e a Bones, por terem personagens que uma pessoa aprende a gostar apesar de serem séries muito levezinhas e, às vezes, um bocado tontas, o Sem Rasto e o Mentes Criminosas, por terem conseguido sobreviver aos CSI’s com qualidade…especialmente o Mentes, e claro o CSI, o Las Vegas e o Nova Iorque…enquanto houve paciência para ver estas séries elas eram porreiras. Mas....o Sete Palmos é que é!!!!!