quinta-feira, julho 27, 2006

Hoje....

é um belo dia


U2, All That You Can't Leave Behind, Beautiful Day

terça-feira, julho 25, 2006

Bixeza...


É um livro gay. O primeiro livro gay que li na vida, realmente gay. E não há problema. Como diriam os que realmente têm piada (Seinfeld) : "not there's anything wrong about it...". É um livro sobre o arrivismo social. Sobre a subida abrupta de classes e como, quando a corda parte, ela parte sempre pelo lado mais fraco. O sexo, a coca, a SIDA, o dinheiro e poder na Inglaterra de Tatcher. Pensei em por uma música de Iron maiden…mas não. Só a capa do livro. Por agora….basta de músicas. Até à próxima, claro. Àaaaaaaaa esqueci-me de dizer que gostei mais ou menos.

domingo, julho 23, 2006

Guitarras…muitas e bem alto

Lisboa Soundz: o carro pertíssimo… o espaço pequeníssimo… a Isobel com uma voz angelical, mas meio deslocada tendo em conta o ambiente rockeiro… a abadia… a comida... o Álvaro Costa … os Losque seca- Hermanos… o Miguel Angêlo…os She Wants Revenge a partir tudo…”I wanna fucking tear you apart”… miúdos estúpidos do Porto… abadia… o homem do bang bang… o bang bang, you’re dead… a Patrícia Bull … abadia … Strokes … a papoila saltitante… MUITO STROKES!!!!.... muitas guitarras e muito Casablancas …last nite (roubou o espectáculo)… terminou… muita polícia e operações STOP… obviamente não me mandaram parar… Ive Mendes.!!! Para o ano, se houver estou lá again.



The Strokes, Is This It, Last Nite

Entretanto... li e ouvi


Li o Codex 632 e o Ano da Morte de Ricardo Reis. É a diferença entre um escritor consagrado e um miúdo nestas coisas da escrita. Saramago escreve amor sem sexo, personagens complexas sem entrar em descrições…escreve complicado de forma muito simples. Mais… a “acção” é ali no Adamastor, naquela zona bonita de Santa Catarina. O José descreve e descreve e descreve…50 ou mais páginas seguidas de explicações intermináveis sobre tudo e mais alguma coisa (trissomia 21, descobrimentos, Cristóvão Colombo, Génova, Rio Janeiro). Depois faz uma coisa que me tirou do sério (no pior sentido, claro): uma obsessão e ligação entre seios (normalmente enormes) e palavras como ordenhar, amassar, leitosos e afins… nem pensar!!!! O livro até se lê mas é chatinho.

Ouvi o Illinoise de Sufjan Stevens e o álbum homónimo dos Futureheads. Este último é guitarra e voz a rasgar. È bom para ouvir uma ou duas vezes e encostar à box. O primeiro é bom. É um bom álbum que peca por ser demasiado grande (22 músicas…77 minutos). A melhor música destes dois álbuns é, para mim, sem dúvida, este Chicago…



Sufjan Stevens, Illinoise, Chicago

sexta-feira, julho 21, 2006

Domani......

Pela primeira vez em Portugal......e comigo lá:




The Strokes, First Impressions From Earth, You Only Live Once

Crocodilo


O, she doth teach the torches to burn bright!
It seems she hangs upon the cheek of night
Like a rich jewel in an Ethiope's ear;
Beauty too rich for use, for earth too dear!

William Shakespeare, Romeo and Juliet, Acto I, Cena V

quarta-feira, julho 19, 2006

Massive Attack....

Acabei de ouvir o best of...Collected. É muito, mas mesmo, muito bom. É extraordinário. Desde o Safe From Harm, Karmacoma, Inertia Creeps, Risingson, Live With Me, ao mágico Teardrop e ao Angel (que realmente adoro!!!). Não há muitas bandas que podem fazer um best of desta qualidade.

Escolhi o vídeo do Unfinished Sympathy. É uma música com 15 anos (!!!), que voltei a ouvir incessantemente. Muito bom.




Massive Attack, Blue Lines, Unfinished Sympathy

segunda-feira, julho 17, 2006

Paragem...

Este blog, por falta de computador, vai estar parado durante alguns dias.

Hasta

quinta-feira, julho 13, 2006

Momento non-sense I

A grande rival da Samantha Fox. Elas eram, mesmo, grandes rivais. Este é um momento mítico da história do Pop. Realmente a expressão é mesmo essa : mítico.


Sabrina, Boys

quarta-feira, julho 12, 2006

...

Descansa. Dorme. Que levo o teu nome no espaço do meu nome. Descansa. Não vou deixar que te aconteça mal. Não devia ter deixado que te acontecesse mal. Uma semana. A semana. Mas havia esperança (qual?! pergunto-me agora). A esperança. Só a esperança. Nada mais. Chega-se a um ponto em que só há ela e então...temos tudo. Depois não temos nada. Mais nada. Não te aflijas, sou forte, sou capaz. Sou mesmo. Reconheço-te, porque não te esqueci. O tempo é novo sem ti e sempre contigo. Não te preocupes, eu oriento-me. Gostava que agora, apenas uma pena inconsequente parasse a olhar para dentro de mim e após olhar....segui-se em frente. Mas não. ONDE ESTÁS? Que me deixaste a gritar, onde estás? Só! Estar só é muito mais do que conseguir dize-lo. Só. Gostava de te ver. Precisava de te ver. Mas não. Nunca mais. Nunca mais. Dorme. Foste tanto. Dorme. Eras um pouco imenso em mim. Descansa. Ficou a tua vida em mim. Ficaste todo em mim. Nunca esquecerei. (Peixoto, eu, Peixoto, Saramago, Peixoto, Ricardo Reis)


GNR , Pronúncia do Norte

terça-feira, julho 11, 2006

A prova que faltava....

EU já gostava deles. Torci por eles depois de Portugal ser eliminado como se fossemos nós. Enquanto estávamos em prova queria que fosse contra eles que jogássemos a final. Agora sabe-se que ouviam isto no balneário. E que os tiffosi cantarolavam isto durante os jogos (a linha de baixo no início – “po... po po po po pooooo... po). Quem ouve isto antes dos jogos merece ser campeão do mundo. Foi mais que justo.


Bravo ragazzi.



White Stripes, Elefant, Seven Nation Army

segunda-feira, julho 10, 2006

Isto não é bem o meu som....

mas já percebi que oiço tudo!!!, desde que a música me agrade. Esta música é a prova disso: pura e simplesmente, tira-me do sério! Dá-me vontade de fazer bimbo mix no carro, saltar, pular, cantar e, pasmem-se ó almas, dançar (ou fazer aquilo a que eu, e mais ninguém, chama dançar). Acho que se os LCD fossem ao Lux eu até seria capaz de tentar, realmente e à séria, lá entrar, isto é...estar na fila com boa cara e responder bem aos porteiros. E aí, quem sabe....eles, finalmente, deixavam lá entrar alguém do clã Martins.

O teledisco também é espectacular....mas a música, essa sim, é do catano.......!!!!!!!!!


LCD Soundsystem, LCD Soundsystem, Tribulations

domingo, julho 09, 2006

Mundial (acabou)


Acabou bem. Estas mãos são italianas. Ainda bem!!



Agora, porra!!!! Não podias terminar assim. Não podias. O que se passou? O mais brilhante jogador que vi jogar futebol. Mágico. E acabas assim. Fogo......... não é justo, devias ter tido calma. Devias. Vais ser lembrado por este momento de loucura*. Não mereces isso. Não merecias isto que fizeste a ti próprio. Porra!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Não devias acabar assim, isto não devia ter acontecido...


* - ou então, não!!!! Justamente, foi considerado o melhor jogador do mundial. O Cannavaro também merecia, e não bateu em ninguém. Mas pronto, é um belo final de carreira

(a música de) Anos da minha vida...


Tomorrow is too late!!

Hero or villain?

We Don't Talk About Love

We Only Wanna Get Drunk

EVERYTHING YOU KNOW IT’S WRONG!!!!



Manic Street Preachers, Everything Must Go, Design for Life

Portugal

Não ganhámos, mas foi bom. Há-de haver uma altura em que temos que deixar de ficar contentes por ficarmos em terceiros e quartos e segundos, mas não agora. Portugal só anda nestas coisas de ganhar muitas vezes há quatro anos. Somos uns bebés. Se continuarmos a ganhar, no próximo mundial (2008) e europeu (2010) não podemos ficar contentes por não ganhar. Mas não agora. Agora ainda somos aqueles que podem fazer surpresas, não somos, e bem, aqueles que podem ganhar.

O nosso mundial foi óptimo. Scolari, eu não gosto do homem mas tenho que o dizer, esteve muito bem. A equipa corre e luta (ainda ontem a perder 3-0 continuava a ir para a frente como se pudesse dar a volta ao jogo). O quarto lugar foi excepcional se pensarmos que ganhámos ao México (fez a vida negra à Argentina), Holanda e Inglaterra. Muito bom.

A vantagem da ambição foi mesmo essa, não chegamos à lua.....mas (eu, pelo menos) cheguei a tirar os pés do chão. E por isso, obrigado.... até ao Europeu 2006.

sexta-feira, julho 07, 2006

Música Radar...

Aqui está uma música muito, muito gira. Vão lá ver.

quarta-feira, julho 05, 2006

Foda-se!!!!!

Outra vez o Miguel a magoar-se. Outra vez a França. Outra vez um pénalti. Outra vez um pénalti do Zidane. Porra!!!

E outra vez....quase ganhámos.


Não jogamos muito, mas sinto que lutámos e corremos até podermos. A nossa condição física já não era a melhor. O Deco estava de rastos, o Miguel, literalmente, a dar o berro, o Ronaldo a dar tudo, o Figo a ter garra,

mas...... quase ganhámos.


Saímos de cabeça erguida, fizemos um Mundial fabuloso, agora temos muito mais prestígio e currículo do que há dois meses

mas....quase ganhámos.


O Ricardo Carvalho não é pior que o Gallas ou Nesta, o Ribery e o Camoranesi não são melhores que o Ronaldo, o Malouda e o Perrotta são, de certeza, piores que o Figo,

mas nós....quase ganhámos.


Já chega. O que falta para ganharmos tanto como eles?!?! O que fará a diferença?!?!... juro que não sei. O que sei é que mais uma vez

.....quase ganhámos.



Agora, mais do que nunca, estou pela Itália. Estava por eles desde o início, quem me conhece sabe que é verdade, e agora vou torcer como se fossemos nós. Espero que eles ganhem....e que a França quase que o faça.

Da outra vez resultou.....

Em cada janela uma bandeira
no relvado uma nação inteira

Está quase...vamos passar...vamos ganhar!!!

terça-feira, julho 04, 2006

Fabuloso....

Eles não são Portugal, eu sei!! Ninguém gosta da maneira como eles jogam, eu sei!!! Eu sei isso tudo e, também sei que,... não me importo. EU GOSTO. Confesso que vibrei como se fossemos nós. A Itália joga muito...e bem!!! Sabe o que está a fazer em todas as alturas do jogo. Hoje estiveram muito bem e garantiram uma vitória.....


FABULOSA


Opps.... apercebi-me que só faltam 20 horas para o nosso jogo. MEDO....confesso que não estou muito confiante. Mas eu quero ir este ano a Berlim, logo, não por mim mas por todos nós..........

Vamos passar...Vamos ganhar!!!

Hoje (e quase sempre)......

Estou por vocês. Hoje vão ganhar à Alemanha: già l'ora suonò

segunda-feira, julho 03, 2006

Xixona....

O domínio da Gestalt sobre o detalhe. Se esmiuçarmos, isto são linhas e pontos sobre um fundo azul celeste. Se utilizarmos o global....uma Bailarina!!! Mágico!!!!


Joan Miró, Bailarina, 1925

domingo, julho 02, 2006

Hey You...........

Ainda sobre o 'u'ua e a ba'ueia: a música central do filme.

Hey you, out there in the cold
Getting lonely, getting old
Can you feel me?
Hey you, standing in the aisles
With itchy feet and fading smiles
Can you feel me?
Hey you, dont help them to bury the light
Dont give in without a fight.

Hey you, out there on your own
Sitting naked by the phone
Would you touch me?
Hey you, with you ear against the wall
Waiting for someone to call out
Would you touch me?
Hey you, would you help me to carry the stone?
Open your heart, Im coming home.

But it was only fantasy.
The wall was too high,
As you can see.
No matter how he tried,
He could not break free.
And the worms ate into his brain.

Hey you, standing in the road
Always doing what youre told,
Can you help me?
Hey you, out there beyond the wall,
Breaking bottles in the hall,
Can you help me?
Hey you, dont tell me theres no hope at all
Together we stand, divided we fall
.

A ‘u’ua e a ba’ueia



É um filme de Noah Baumbach, com Jeff Daniels, Laura Linney, Jesse Eisenberg, Owen Kline e, também, William Baldwin e Anna Paquin. É excepcional. É uma comédia irónica, um grande filme sobre e de divórcios, que nos abana para depois nos tranquilizar com um humor fino e certeiro. Rimos, porque não podemos chorar. Os actores e o argumento estão magníficos, mas Jeff Daniels rouba o espectáculo. Não há bons, todos tem defeitos, podíamos ser nós...são as falhas e os defeitos que tornam este filme uma maravilha. Muito, muito bom.

Cd's................

Nos últimos dias ouvi o Waterloo to Anywhere, dos Dirty Pretty Things, e o Amorino, da Isobel Campbell.

Os Dirty são fixes. Presumo que sejam meio punks mas, para ser sincero, não faço a menor ideia, catalogar nunca foi comigo. São barulhentos e, não sei porquê, neste momento barulhentos é o que quero ouvir. Tem algumas música giras e esta que é muito gira...


Dirty Pretty Things, Waterloo to Anywhere, Bang Bang You’re Dead



Já da Isobel não posso dizer que tenha gostado muito. Ouvi-a em bixa, a voz irritou-me e.... não é barulhento. Gostava mais dela como segunda voz, e às vezes primeira, nos Belle & Sebastian. A solo não me agradou assim tanto..... boring.

sábado, julho 01, 2006

Ó SIM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Penáltis...outra vez!!!!!

Ó não....

Penáltis...outra vez!!!!!

Faltam duas horas.....

Em cada janela uma bandeira
no relvado uma nação inteira

Está quase....vamos passar....vamos ganhar.