quarta-feira, dezembro 26, 2007
sábado, dezembro 22, 2007
Dois livros
Harry Potter, J.K.Rowling, claro!!! que tinha de acabar a saga depois de ter lido os outros todos. Li o raio do livro em 3 ou 4 dias. Tive a sorte de não saber o fim antes de o ler por isso, não vou dizer mais nada. #56
Paralelamente a Potter li Um Mundo de Estranhos, de Nadine Gordimer, Mais uma vez ficou aquém do que esperava e do que encontrei em Um Capricho da Natureza. Neste livro Gordimer aborda a situação privilegiada dos brancos na altura do apartheid, assim como as relações inter-raciais e mitos do colonialismo. Confesso que espera ligeiramente mais, mas já percebi que Gordimer, para mim, não é muito consensual, apesar de as vezes a achar absolutamente brilhante. #57
Punk
Gogol Bordello, Gispsy Punk Underdog World Strike, Start Wearing Purple
Coral
domingo, dezembro 16, 2007
Tratem-me por Ismael
Assim começa Moby Dick, de Herman Melville, a saga épica do capitão Ahab e do seu relutante e oposto primeiro-oficial Starbuck. História maravilhosamente contada, cheia de realismo e de simbolismo transforma Ahab num Hamlet moderno, que condena a alma à procura de algo, a baleia branca. Toda a gente sabe que é dos mais importante livros da história, e não vou ser eu a discordar. Brilhante. #55
Àaaa, granda filme – IV (Melhor Juventude)
Eric Gill
Um homem e uma mulher abraçam-se em êxtase(?). Este trabalho em pedra apresenta formas tão simples que quase parece não terem sido criadas em formas pesadas, em pedra, e isso parece-me o factor que torna esta obra muito boa. Criador de inúmeras obras para a Catedral de Westminster, Gill foi muito criticado na fase anterior à guerra pelas suas obras sensuais e eróticas, apesar de serem diferentes de tudo o que havia na época.
Suecos
El Perro del mar, El Perro del Mar, God Knows (You Gotta Give to Get)
AC Milan
Ao ver o AC Milan vencer o campeonato do mundo de clubes hoje de manhã tenho uma maior noção de duas coisas:1 – do porque da péssima classificação do Milan no campeonato italiano. Eles, Seedorf, Kaka, Pirlo e Pippo Inzaghi motivam-se e são jogadores para estes grandes jogos. Já venceram tudo e a motivação para jogar contra Livorno’s e Cagliari’s não é grande.
2 – A enormidade da exibição que o Benfica fez há um mês atrás no estádio da Luz.
sábado, dezembro 15, 2007
Àaaa, granda filme – III (Apocalypse Now)
A famosa cena do ataque ao som da Cavalgada das valquírias, de Richard Wagner. Filme de Coppola, pai, com Marlon Brando a fazer um dos últimos bons filmes da carreira, e Duvall, Ford e Martin Sheen a fazerem, provavelmente, o melhor filme da carreira. Clássico de guerra sobre o Vietname é brilhante na forma como nos expõe o horror, de forma horrivel e de forma bela e, por isso, não nos importarmos com esse horror. Ficou celebre a frase de Coppola “este filme não é sobre o Vietname, este filme É o Vietname.”
The Dears (e uma da Feist)
The Dears, Gang of Losers, Whites Only Party
Feist, The Reminder, My Moon My Man
Peru - Cuzco

(de cima para baixo: Plaza de Armas vista de Saqsaywamán, Plaza de Armas vista de Iglesia de la Compañia de Jesus, Plaza de Armas e barrio de San Cristobal, La Catedral, La Catedral e barrio de San Blas, Iglesia de la Compañia de Jesus, Cuesta San Blas, janelas Incas na Iglesia Santo Domingo/Qorikancha, pedra de 12 ângulos, parede Inca Vs. parede espanhola, Cuzco e a encosta)
Elizabeth, the Golden Age
Shekhar Kapur volta a Elizabeth mas desta vez não maravilha como no primeiro filme de 1998. Cate Blanchett mantém-se intocável e brilhante, mas o filme em si é que se mantém numa espécie de modorra a ameaçar explodir sem nunca o fazer, como exemplo máxico a queda da armada invencível podia ter sido muito mais acutilante. Rush, Jordi Molla (o rei de Espanha) e Owen também não falham, parece-me que é o argumento que fica a desejar ou isso ou a realização não soube contar, visualmente, a história escrita. O filme vê-se bem, mas esperava mais.


