domingo, março 30, 2008

Isto é literatura

Do russo Mikhail Bulgakov conhecia este Margarita e o Meste há já bastante tempo. Já o tenho em casa há anos mas nunca me inclinei para ele. Até que resolvi lê-lo e pontapeio-me mentalmente por o não ter feito mais cedo. Que livro. A história anda à volta da chegada do Diabo a Moscovo e da relação de amor entre Margarita e o Mestre. È daqueles livros que inspirou Murakami de certeza, pois a fantasia é exposta de tal maneira que quase parece possível ser verdade, quase parece possível aquilo acontecer. Mais…se tivermos uma descrição de Margarita à lá Sharapova e se Margarita passar grande parte do tempo nua….percebe-se que deixar a imaginação voar é algo que realmente temos que fazer neste livro. Muito bom, isto é literatura…e da boa. #11

Movies


Ratatouille e Fantasma da Ópera. O primeiro é um grande filme. È divertido e engraçado. O rato tem piada e a história mantém-se bem até ao fim. Gostei. Já o segundo foi uma desilusão. Não é, realmente, o meu estilo de filme. Paciência…acontece.

quinta-feira, março 27, 2008

Dez anos depois do Sudoeste


Há 10 anos, no sudoeste, vi Portishead pela primeira vez ao vivo. Não conhecia uma única música. No final do concerto estava esmagado. Cheguei a Lisboa comprei os discos…continuei esmagado. Depois iniciou-se uma longa espera que cristalizou a maravilha da memória do primeiro concerto e criou o medo de estragar essa memória com um novo. Ao fim de 10 anos chega Third, o novo álbum. Nas primeiras audições soa demasiado estranho, parece que toda e qualquer melodia bonita foi deliberadamente estragada por sons estranhos, bizarros, duros e agrestes. Hum…não sei se quero ir ao concerto!! Mas fui. E porra, que bela escolha. Não só não estragou a memória do primeiro concerto como adicionou a, bela, memória de um segundo. As novas músicas ao vivo ganham novas roupagens e ganham a voz angelical de Beth Gibbons por cima dos sons. Por falar em som, estava perfeito e permitiu que Beth, mais uma vez, me esmagasse e me arrepiasse (Roads…). Mysterons, Numb, Wandering Star, Over, Cowboys (poderosíssima ao vivo) e, claro!!!, Roads…. são imortais e Thread, Nylon Smile e We Carry On carregam bem a bandeira. Mais um concerto dos Portishead com o som perfeito, a voz perfeita e a duração perfeita. Fogo….

domingo, março 23, 2008

Clássico

O Asno de Ouro, de Apuleius, é um clássico. É a aventura de um mercador que se vê transformado em asno. Pelo meio aparece-nos a história de Psique e Amor e outras tantas personagens mitológicas, como Vénus. Livro que se lê bem e que já merecia uma edição mais recente. #10

Segunda audição

É que Teenager, dos Thrills, entrou no meu ouvido. Como disse aqui, não tinha ido muito à bola com o disco, mas depois de o ouvir umas quantas vezes mudei de opinião. O disco é engraçado e ouve-se com bastante facilidade. Também com facilidade ouve-se o Best of dos Stone Roses. Clássico.


The Thrills, Teenager, Nothing Changes Round Here

Filme de estrelas

que não parece um filme de estrelas. Robert Redford, Meryl Streep e Tom Cruise levam este filme a muito bom porto. Durante 90m o filme dá-nos uma história e uns diálogos incríveis que se colam a nós. Assombroso filme.

domingo, março 16, 2008

Gosto, muito!!! (da série e do genérico)

Eu, os outros e a forma como eles

Um, Ninguém e Cem Mil de Luigi Pirandello retrata as mudanças internas de Vitangelo Moscarda após um inocente comentário ao seu nariz. A partir desse comentário Moscarda começa a pensar que a forma como ele se vê não é igual à forma como a mulher o vê, que por sua vez não é igual à forma como um amigo o vê e por aí fora….. Dessa forma ele começa a ser diferente a todo o momento e passa a ser uma pessoa nova. Quase que é uma dissertação filosófica sobre o corpo, o Eu e a relação interpessoal este livro de Luigi Pirandello. Lê-se, mas gostei mais dos Contos Escolhidos. #9

Bourne ultimatum

Finalmente Jason Bourne chega ao pé daquele que sabe tudo. E a saga termina. Gostei, mesmo!, deste filme. Desde a cena, quase inicial, da perseguição na estação de comboios que uma pessoa fica agarrada ao filme. Se associarmos a isto suspense, uma bela realização (Paul Greengrass), uma grande história e uma grande interpretação de Matt Damon só podemos ter um grande filme. É uma bela trilogia esta do Jason Bourne. Gosto do facto de não se eternizar por motivos financeiros e de, em tempo útil, ter um início, meio e fim.

Outro Segundo disco:

Cease to Begin dos Band of Horses. Uma bela música e mais uma banda que se espalha ao comprido. Everything all the Time, do magnifico The Funeral, é muito melhor que este álbum. Este tem Is There a Ghost, o single wishi-washi que está em baixo, mas pouco mais. Porventura tenho que o ouvir ainda mais e melhor, mas não fiquei muito impressionado às primeiras audições.


Band of Horses, Cease to begin, Is There a Ghost

Barbara Hepworth

Esta obra quase parece que pode ser encontrada em qualquer praia de qualquer país. Sobre mármore estas peças de forma simples criam uma harmonia e equilíbrio que ajudam a contrariar a desarmonia e o caos do dia a dia. Gosto destas formas simples e da forma como rapidamente atraem o nosso olhar.

domingo, março 09, 2008

2 Meses

Dois meses para acabar esta época. 2 meses. Está quase...

terça-feira, março 04, 2008

Radiohead, In Raibows cd2, Last Flowers



appliances have gone berserk
I cannot keep
Uptreading on people's toess
Not-nosed little punk

and i can't face the evening straight
and you can offer me escape
houses move and houses speak
if you take me there you'll get...
relief, believe, relief, believe

and if i'm gonna talk
i just want to talk
please don't interrupt
just sit back and listen

cos i can't face the evening straight
and you can offer me escape
houses move and houses speak
if you take me there you'll get
relief, believe, relief, believe

it's too much, too bright, too powerful
too much, too bright, too powerful
too much, too bright, too powerful
too much

sábado, março 01, 2008

Àaaa, granda filme – X (Segundas ao sol)

Fernando León de Arenoa é o realizador deste fantástico filme espanhol. Na Galiza industrial um estaleiro despede uma série de gente e, de repente, passa a ser domingo todos os dias para milhares de pessoas. É a forma de lidar com a situação que se vê. Um dos melhores filme que vi, que conta com interpretações assustadoras de Javier Bardem e Luis Tosar . Como disse alguém, já não me lembro quem, numa critica: “esta não é a história de uma pessoa, é a de milhares”. Em baixo deixo a cena em que Bardem (sim, é Bardem, um actor magistral!!! ) faz de baby-sitter e revolta-se com a história de cigarra e da formiga.

"Poligamia adora companhia"

Big Love, estreou no FX há algum tempo atrás….e vale a pena. Bill Paxton é um homem casado com três mulheres, Jeanne Tripplehorn (a do meio), Chloe Sevigny e Ginnifer Goodwin (a da direita). As três famílias vivem em comunhão tentando manter-se afastadas da comunidade Mórmon local. A série anda à volta das quezílias mulheres e das pequenas questões que perturbam a harmonia generalizada. Muito à frente, muito diferente, muito bom.

She Wants Revenge e o segundo álbum.

This is Forever não é nem metade tão bom como o primeiro disco que tanta atenção obteve. Ele parece que canta pior, as músicas são muito parecidas às do primeiro disco, uma delas é o mesmo ritmo sem tirar nem por…. Não me convence. Nem sequer o single é fantástico. Written in blood, a canção que se pode por a tocar em baixo, é uma canção razoável que faz ter saudades do disco anterior.


She Wants Revenge, This is Forever, Written in Blood

Cannes 2007

4 meses, 3 semanas e 2 dias, de Cristian Mungiu, realizador romeno foi o vencedor da Palma de Ouro 2007, em Cannes. O filme é sobre o aborto na época de Ceausescu. O filme é bom. Confesso que fiquei algo desiludido com a tomada de posição do autor face à problemática que filmava, com aquele plano do feto, tinha preferido que ele se limitasse a expor o problema. Contudo a forma como o acto altera a vida e a relação das personagens e a forma como nos mostra um bocado da sociedade romena da altura está muito bem conseguido. Gostei.