quarta-feira, dezembro 26, 2007

Hasta Luego...

sábado, dezembro 22, 2007

Dois livros

Harry Potter, J.K.Rowling, claro!!! que tinha de acabar a saga depois de ter lido os outros todos. Li o raio do livro em 3 ou 4 dias. Tive a sorte de não saber o fim antes de o ler por isso, não vou dizer mais nada. #56

Paralelamente a Potter li Um Mundo de Estranhos, de Nadine Gordimer, Mais uma vez ficou aquém do que esperava e do que encontrei em Um Capricho da Natureza. Neste livro Gordimer aborda a situação privilegiada dos brancos na altura do apartheid, assim como as relações inter-raciais e mitos do colonialismo. Confesso que espera ligeiramente mais, mas já percebi que Gordimer, para mim, não é muito consensual, apesar de as vezes a achar absolutamente brilhante. #57

Punk

Gogol Bordello são punks. Ucranianos, ciganos e punks. Baril. Não há muito a dizer a não ser que são divertidos, fazem musica com intensidade e que eu gosto. Em baixo está o teledisco de Start Wearing Purple…… Divertidos também são os Bonde do Rolê, disco With Lasers, mas não passam disso. Há alguma aproximação às CSS, mas são mais vulgares e soa a música de favela feita por gente com posses. Ouvem-se, são divertidos como já disse, mas não passam disso.


Gogol Bordello, Gispsy Punk Underdog World Strike, Start Wearing Purple

Coral

5.3% de álcool e 33cl de tamanho. Fabricada desde 1872 esta cerveja madeirense já venceu 13 medalhas de Ouro na selecção mundial de cervejas em Bruxelas. Cerveja loura muito leve que se bebe, muito fresquinha, muito bem.

domingo, dezembro 16, 2007

Tratem-me por Ismael

Assim começa Moby Dick, de Herman Melville, a saga épica do capitão Ahab e do seu relutante e oposto primeiro-oficial Starbuck. História maravilhosamente contada, cheia de realismo e de simbolismo transforma Ahab num Hamlet moderno, que condena a alma à procura de algo, a baleia branca. Toda a gente sabe que é dos mais importante livros da história, e não vou ser eu a discordar. Brilhante. #55

Àaaa, granda filme – IV (Melhor Juventude)

A Melhor Juventude é um pequeno tesouro, que não é conhecido de muita gente, que cabe a quem conhece passar a palavra. Seis horas de filme em que uma pessoa se esquece do resto e se embrenha na história dos irmãos Carati e de Giorgia. Não há muito a dizer a não ser que é, realmente, brilhante e inesquecível. Deixo aqui uma das minhas cenas preferidas:

Eric Gill

Um homem e uma mulher abraçam-se em êxtase(?). Este trabalho em pedra apresenta formas tão simples que quase parece não terem sido criadas em formas pesadas, em pedra, e isso parece-me o factor que torna esta obra muito boa. Criador de inúmeras obras para a Catedral de Westminster, Gill foi muito criticado na fase anterior à guerra pelas suas obras sensuais e eróticas, apesar de serem diferentes de tudo o que havia na época.

Suecos

El Perro del Mar é mais uma das bandas suecas. O disco é homónimo e é calminho e giro. Tem uma musica que destoa das outras, o single God Knows e que vale a pena ouvir e ouvir (está em baixo o vídeo). Entretanto resolvi ouvir Mika e o disco parece canções para Alice no pais das maravilhas….não é o meu estilo.


El Perro del mar, El Perro del Mar, God Knows (You Gotta Give to Get)

AC Milan

Ao ver o AC Milan vencer o campeonato do mundo de clubes hoje de manhã tenho uma maior noção de duas coisas:

1 – do porque da péssima classificação do Milan no campeonato italiano. Eles, Seedorf, Kaka, Pirlo e Pippo Inzaghi motivam-se e são jogadores para estes grandes jogos. Já venceram tudo e a motivação para jogar contra Livorno’s e Cagliari’s não é grande.

2 – A enormidade da exibição que o Benfica fez há um mês atrás no estádio da Luz.

sábado, dezembro 15, 2007

Àaaa, granda filme – III (Apocalypse Now)

A famosa cena do ataque ao som da Cavalgada das valquírias, de Richard Wagner. Filme de Coppola, pai, com Marlon Brando a fazer um dos últimos bons filmes da carreira, e Duvall, Ford e Martin Sheen a fazerem, provavelmente, o melhor filme da carreira. Clássico de guerra sobre o Vietname é brilhante na forma como nos expõe o horror, de forma horrivel e de forma bela e, por isso, não nos importarmos com esse horror. Ficou celebre a frase de Coppola “este filme não é sobre o Vietname, este filme É o Vietname.”


The Dears (e uma da Feist)

Whites Only Party é excelente. O disco é bom e tem músicas que complomentam bem o excelente single, Gang of Losers ficará a tocar no meu leitor durante algum tempo. Entretanto também ouvi o disco do “Stroke” Albert Hammond e não desgostei totalmente, as guitarras soam à Strokes, e o ultimo da Feist, The Reminder. Confesso que não percebo o porque da mencionarem este disco para um dos melhore do ano, ficou muito, muito aquém das minhas expectativas e nem o single, My Moon My Man, salva The Reminder (a meu ver, claro). Deixo aqui o brilhante single dos Dears e a música que se aproveita de The Reminder….


The Dears, Gang of Losers, Whites Only Party



Feist, The Reminder, My Moon My Man

Peru - Cuzco

Cidade património mundial desde 1983. Capital do império Inca, local onde Tupac Amaru e Pachacutec foram assassinados na Plaza de Armas (meu Deus…a plaza!!), à frente da Catedral (fotos 1,2,3,4,5,6). Local mágico onde a altitude, 3326m, nos baralha, nos dá dores de cabeça, nos estraga a digestão e nos dá uma voz diferente. Cidade onde se sente que se está num local diferente. Cidade onde no Barrio de San Blás, barrio atrás da Catedral, se sente que se podia estar no Bairro Alto. (foto 7). A Cidade de uma vida…isto é Cuzco. Situada no coração dos Andes peruanos, Cuzco, com Pachacutec, transformou-se num complexo centro administrativo e religioso. Devido à sua localização foi o ultimo bastião Inca a cair aos pés de Pizarro. Mantém paredes Incas a servirem de suporte a igrejas barrocas e palácios coloniais. Exemplo perfeito disso é o Korikancha, ou Iglésia de Santo Domingo, igreja ainda repleta de paredes e “janelas” Incas (foto 8) e que ainda tem o Templo do Sol. É, também, em Cuzco que se encontra a famosa Pedra dos 12 ângulos (foto 9), famosa por suportar todo o peso do edifício e por encontrarmos, lado a lado, paredes Incas e espanholas…paredes Incas e dos Incapazes (foto 10), como os Quechuas dizem. Cidade única que se espraia pela encosta e que à noite se ilumina como uma árvore de natal (foto 11)…com um senão, são quase mais turistas que peruanos.








(de cima para baixo: Plaza de Armas vista de Saqsaywamán, Plaza de Armas vista de Iglesia de la Compañia de Jesus, Plaza de Armas e barrio de San Cristobal, La Catedral, La Catedral e barrio de San Blas, Iglesia de la Compañia de Jesus, Cuesta San Blas, janelas Incas na Iglesia Santo Domingo/Qorikancha, pedra de 12 ângulos, parede Inca Vs. parede espanhola, Cuzco e a encosta)

Elizabeth, the Golden Age

Shekhar Kapur volta a Elizabeth mas desta vez não maravilha como no primeiro filme de 1998. Cate Blanchett mantém-se intocável e brilhante, mas o filme em si é que se mantém numa espécie de modorra a ameaçar explodir sem nunca o fazer, como exemplo máxico a queda da armada invencível podia ter sido muito mais acutilante. Rush, Jordi Molla (o rei de Espanha) e Owen também não falham, parece-me que é o argumento que fica a desejar ou isso ou a realização não soube contar, visualmente, a história escrita. O filme vê-se bem, mas esperava mais.

terça-feira, dezembro 04, 2007

Eu vi, eu vi


ele fez um grande jogo e marcou um golo de cabeça. EU VI!! EU VI!!

segunda-feira, dezembro 03, 2007

In love with Wu