terça-feira, julho 31, 2007

Musicas do momento (I)

Pioneers, Bloc Party, e NYC, Interpol, são duas músicas que neste momento andam a rodar imenso aqui para os meus lados. São bem velhinhas, mas são muito boas.


Bloc Party, Silent Alarm, Pioneers


Interpol, Turn on the Bright Lights, NYC

É a TVI, o que se há-de fazer

Kidnapped, Desaparecido, é uma série que a TVI transmite às segundas-feiras à noite. Como o nome indica a série é sobre um rapto. Esta primeira época tem 13 episódios e a TVI transmitiu os primeiros 10 a tempo e a horas. Ontem…passou-se! Deu o House, série que começa a ficar ameaçada por tanta repetição até à exaustão, e sem qualquer explicação atrasou a série uma hora e meia na programação. A 3 episódios do fim, fica-se assim. A série nem é nada de especial, tendo eu perdido muitos minutos dela quando estava a dar isto, mas gostava de ver como acabava sem ter que meter o vídeo à mistura. Concluindo…e não querendo bater mais no ceguinho: A TVI É UMA M*****

segunda-feira, julho 30, 2007

Contratações


A contratação de Freddy Adu pelo Benfica é boa. Isto porque, se ele não explodir e nunca passar da cepa torta, também não foi tão caro assim. Se ele explodir e provar ser tudo aquilo que se espera dele, o Benfica fez o negócio da vida. Que venha e que maravilhe. Também estou com muita esperança no jovem di Maria. Vi-o jogar no campeonato do mundo e encheu-me as medidas. Se tivéssemos um grande treinador…. Mas pronto. Quem não deve estar muito feliz é o Coentrão que, parece-me, vai perder, muito, espaço. Para terminar dizer só mais uma coisa: o Zoro e o Bergessio, têm que jogar mais do que aquilo que estão a jogar.

Exercício de estilo

De, mais um, poeta que se aventura pela prosa. O Macaco Gramático, de Octávio Paz, prémio Nobel em 1990, é um exercício de brincadeira com as palavras, que acaba por ser uma reflexão sobre a filosofia oriental e ocidental. Com um forte rigor, quase o rigor preciso na poesia, Paz escreve e brinca com as palavras. Eu achei este livro meio sensaborão e uma ligeira desilusão. Acontece. #36

Caso fosse preciso provas….

A prova que os Arcade Fire tocam em qualquer sitio….e em qualquer sitio a música deles soa bem.


Arcade Fire, Funeral, Wake Up



Arcade Fire, Neon Bible, Neon Bible

quarta-feira, julho 25, 2007

Ciclismo

segunda-feira, julho 23, 2007

Weeds

Primeiro episódio brilhante. Esta série sobre uma mãe, viúva, com dois filhos, que tem que vender erva para ganhar a vida, começa muito, muito bem. Este humor sobre o socialmente incorrectíssimo, que vemos no ecrã, faz com que o nosso riso e gargalhadas saibam ainda melhor. Heylia (Tonye Patano) e Célia (Elizabeth Perkins) têm todo o ar de virem a ser personagens brilhantes, com Nancy (Mary Louise-Parker) a dominar e ganhar todas as cenas, mais com a presença em si do que com as falas. Para terminar, dizer só que uma série que termina o primeiro episódio com a frase: I should've had an abortion, só pode ser uma grande série. Sem dúvida, para continuar a ver….

domingo, julho 22, 2007

Cartoon

Já foi em Abril, em Sintra, que este cartoon, de um cartoonista indonésio TD, venceu o prémio de cartoon do ano. Já foi há muito tempo mas, nas andanças pela net, voltei a deparar-me com ele e, como é espectacular, resolvi pô-lo aqui no estaminé.

sábado, julho 21, 2007

Grimbergen Optimo Bruno

Cerveja com 33cl e 10% de álcool, de cor castanha, dupla fermentação e espuma abundante. O sabor flutua entre o doce e amargo, terminando de forma muito forte, ficando durante muito tempo na boca. Se somarmos a isto os 10% de álcool…caraças, dá uma cerveja do catano. Não é melhor que a Dubbel, mas é muito boa.

Jack White é um Deus (do rock)

É oficial…e é uma verdade indesmentível. Icky Thump é, mais um, bom disco dos White Stripes. Tem o rock, o folk, algum country e voltamos ao rock. No geral, acho que é o melhor disco deles. Gostei muito do single, homónimo ao disco, e da última canção, Effect & Cause. Como encontrei uma bela versão desta última no Conan O’Brian vou “postar” ambas.


The White Stripes, Icky Thump, Icky Thump


The White Stripes, Icky Thump, Effect & Cause

sexta-feira, julho 20, 2007

Então, então?!? (The Office e a TVI)

Metem água na boca de uma pessoa com dois episódios seguidos para depois, na semana seguinte, meterem mais um House repetido. Àaaaaa, como eu detesto a TVI.

quarta-feira, julho 18, 2007

Ao Contrário das Ondas

Urbano Tavares Rodrigues escreve um óptimo livro de personagens. Parece-me que se está a tornar um estilo muito português esta capacidade de descrever relações, personalidades e fases de vida de um ponto de vista quase psicanalítico. Gostei, imenso, de conhecer Lívio e todas as, restantes, três personagens que compõem as quatro fases deste grande livro. Muito bom. #35

Ó Bjork, que foste tu fazer

ao juntares-te ao Timbaland e ao Antony (Antony and the Johnson's)?! Estava numa fase em que tudo o que ela fazia, eu gostava. Adorei o último Medulla e ouvia os discos mais antigos com grande prazer. Mas este novo, Volta, desiludiu-me um bocado. Parece uma pausa na imparável capacidade de criar música arrebatadora e estranha por parte da islandesa. É um disco de canções demasiado estruturado para ser Bjork. Salva-se, por muita margem, pois é uma canção magnífica, com um não menos magnífico teledisco, Earth Intruders.


Bjork, Volta, Earth Intruders


Entretanto saiu o teledisco do novo single dos The Gossip e sempre é, mais, uma oportunidade de ver Beth Ditto.


The Gossip, Standing in the Way of Control, Listen Up

terça-feira, julho 17, 2007

This place kind of grows on you (ou...outro episódio muito, muito bom)

O chamado espectáculo

O Que Nos Torna Humanos? foi uma série documental que deu às segundas-feiras na RTP2. Falava de genes, comunidades isoladas, marketing, do cérebro, de efeitos com nomes literários e doenças estranhíssimas. Foi muito boa. Soube agora que só eram dois episódios. É pena, já estava à espera do próximo.

domingo, julho 15, 2007

Chiça, que já irrita

É que não perdem uma. Seis anos consecutivos a vencer a liga mundial, bi-campeões do mundo e campeões olímpicos. Este século ainda só perderam um título importante. Irritantes como só os brasileiros sabem ser.

Editors Vs. Interpol

An End Has a Start é o, tão badalado e difícil, segundo disco dos Editors. E a verdade é que após uma audição e meia: eles não passam de forma muito confortável. Tem uma canção excepcional, esta, mas o resto do disco está a anos luz. Claro que futuras audições trarão uma maior e melhor apreciação ao disco, mas, por agora, está wishi-washi. O mesmo não se passa com o terceiro dos Interpol, Our Love to Admire. É certo que os Interpol estão muito lá em cima nas minhas escolhas musicais actuais, e que isso pode interferir, mas a verdade é que bastaram duas audições para ficar com mais musicas que o single na cabeça (Pioneer to the Falls, No I in Threesome, Mammoth). Por agora… vantagem Interpol. Sendo assim, em baixo está o single: The Heinrich Maneuver.



Interpol, Our Love to Admire, The Heinrich Maneuver

sábado, julho 14, 2007

Vá Couceiro....



Ps - Espero, muito, que ele, também, não treine os Sub-19

Flensburger Weizen

Cerveja de trigo, de 33cl, 5,1% de álcool. Ligeiramente mais escura que as louras, mas não deixando de o ser e com um aroma forte. Bem fresquinha, termina deixando um bom sabor na boca. È ligeiramente melhor que a Flensburger Gold, contudo, tal como na Gold, como só comprei uma não dá para ficar com uma impressão muito perfeita do real sabor. Resumindo, não é má e merece outra prova.

Olha quem sobreviveu ao, tão difícil, segundo álbum


Arcade Fire…eis os sobreviventes ao tão terrível segundo álbum. Neon Bible mantém a estrutura das canções grandiosas (Intervention, Black Wave/Bad Vibration, Keep the Car Running) e recupera No Cars Go ao EP. Precisa de mais audições que Funeral para entrar no ouvido, mas entra e depois as músicas não saem de lá. No Cars Go, ao vivo (porque não há telediscos deste segundo disco)…


Arcade Fire, Neon Bible, No Cars Go

quinta-feira, julho 12, 2007

Hoje...um sol!!!

Mark Rothko, Orange Or et Rouge, 1957

quarta-feira, julho 11, 2007

Aviso....muito desnecessário parece-me

Os ministérios dos Negócios Estrangeiros da Península Ibérica recomendam que não se visite uma série de países este ano. Entre eles estão o Iraque, o Haiti, a Somália, a República Democrática do Congo, a República Centro-Africana e a Cisjordânia e Faixa de Gaza.


Claro que em alguns deles não deve haver muito para ver, mas por exemplo, no Iraque há a Fortaleza de Hatra (em cima) e a antiga cidade de Ashur (no meio) e no Congo há 4 maravilhosos parques naturais. Mas, entre o deve e o haver, entre a fortaleza, antiga cidade e parques naturais e ataques suicidas e eminência de guerra civil parece-me bem escolhido.


Contudo, a minha pergunta é: será mesmo preciso um aviso dos Ministérios? Qualquer pessoa, com um palmo de testa, não se afastava desses países por motivos de férias?!? Eu até percebo o aviso mas parece-me muito desnecessário

domingo, julho 08, 2007

As novas 7 maravilhas para o turismo

Claro que todas as 21 são espectaculares e, se quiséssemos, mais 21 e mais 21 e mais 21 arranjaríamos para por a votação. Dito isto é evidente que todos os resultados possíveis eram aceitáveis. Mas confesso que fiquei com um: como é possível?!!? Como é possível que Angkor Wat não tenha sido seleccionado (porventura porque no Cambodja não deve haver muita gente com acesso à Internet)?!?! Mas pronto, as seleccionadas são todas brilhantes à mesma. Quanto às “nossas” maravilhas…nada a apontar!! Tudo no ponto.

Grande livro

Dino BuzzatiO Deserto dos Tártaros, livro de 1940 que apenas há três anos foi editado em Portugal, retrata a história do jovem Drogo, um militar que é destacado para uma fortaleza que guarda a fronteira junto a um deserto. Todos os dias olha para o deserto à espera que algo aconteça. Entretanto a vida passa, ele deixa escapar oportunidades de sair da fortaleza, e continua a olhar, à espera. Imagem brutal e tremenda sobre o horizonte que todos contemplamos à frente das nossas existências, sempre à espera de algo, bom ou horrível, sempre assustados com o que vem, sempre expectantes e por vezes ela, a vida, passa por nós e nós continuamos ali especados a olhar. Assustadoramente bom. #34

sexta-feira, julho 06, 2007

Grimbergen Dubbel

Àaaa, o doce sabor da melhor cerveja do mundo. Cerveja castanha, de sabor suave e maravilhoso na boca. De 6,5% de álcool os seus 33cl sabem a muito, muito pouco. Proveniente da abadia de Grimbergen, da cidade com o mesmo nome, a norte de Bruxelas, esta cerveja de espuma abundante e aroma frutado é fabulosa. É, sem dúvida, a melhor cerveja “castanha” que já bebi, aliás, é a melhor cerveja que já bebi.

Ps – e o copo….já cá canta!!!

SBSR - Segundo acto, dia 1,2 e 3




Ok, o N está de férias e chega atrasado…tão tarde que lá se vão os Klaxons…1…não lanchar origina muita fome…vai-se a ver e os Klaxons até se ouvem…a I liga…a I está à frente à direita a ver os Kelly Family…Magic Numbers…2…toca a 6…estão a tocar a 6…só conheço a 2…afinal esta é que é a 6…onde está a I?...WC, começa a saga…a I…olha a irmã da I é igual à I…3…Bloc party…The Prayer…olha o belo do saltinho com cara infantil…WC…lá se foram os rins…bolas só durmo 4 horas….deixa estar é Arcade Fire a seguir…que bom…...HEY...WITH THE LIGHTS OOOOOOOOOOOOOOUT…. ÀAAAAAAA AAAAAAAAAAA… ò, já acabou…o bêbado que nem sabe quantas horas lá vai ficar…1 hambúrguer para ser mais rápido…


Raios, isto está deserto… hum, isto não é Clap…pois não!, os Rapture n vêm…afinal é Linda Martini... 1… buh, buh…comer… 2… agora sim, Clap Your Hands ou boiolas adoradores de Satã…que dão um belo concerto…here we go: WC antes do fim…cadê o Underwater?!?... 3… Máximo vem a seguir, mas antes WC… olha a dança…. Olha o sapatinho branco e chapéu…. Mata-se a música….não! a Scarlett não vem e amanhã é Interpol… o cansaço aumenta e o amarelo nos olhos também…deixa estar…


Hoje é Interpol…2 coisas para dizer com asneiras à mistura: puta das abelha que me mordeu (mas viva a moeda que me tratou) e merda pó Gilbert….custa-me arrancar os pés do chão e o humor foi-se com a ferroada… óculos: deixa estar… telemóvel: volta para trás…olha, olha o homem a revistar o N está com uma luva…. o N assustou-se!!... mais amigos…Gossip: voz condizente com o corpo…então não cruza a perna?... JM a caminho…irmão do que vem a caminho…Quito ou Guyaquil, tanto faz, muchas gracias… “óoooo, já é tarde” diz o que (não) vem a caminho…se calhar ainda bem, os TV não maravilham muito… 1… comer, tenho que comer senão o Gilbert….2… então não há pitas no local das shoarmas?… mais amigos… WC… 3… grandes boiolas de calções que dão um concerto também enorme….os amigos estão a beber (?) demais… WC…cadê os amigos…Interpol…muito estilo no palco….”podiam comunicar mais?”...não me parece… foram enormes, pegaram nas melhores músicas e, sem tempo para pausas, despejaram suor …claro, tocaram a 6… nós admirámos… Grande concerto…grande concerto…já tinha dito?...grande concerto…nunca é demais dize-lo…4…olha o amigo voltou….olha o amigo está com a moca… a selecção na rádio…para o ano há mais…. O que vale é que é depois de Maio.